Notícia

Bancos terão que cobrar dólar do dia da compra no cartão de crédito

terça, 18 de fevereiro de 2020
Decisão já começa a valer a partir de março

Uma nova norma do Banco Central (BC) começa a vigorar a partir de março deste ano. O órgão estabeleceu que, do mês que vem em diante, as compras feitas em dólar no cartão de crédito valerão a cotação do dia em que foram realizadas. Antes, os bancos cobravam a cotação que valia no dia do fechamento da fatura.

Essa mudança é discutida desde 2018, mas foi detalhada em outubro do ano passado. Com isso, as instituições bancárias deverão manter todas as informações sobre taxas e conversões atualizadas.

E, por falar em cálculo, este também é um fator para ficar de olho. Hoje, cada banco tem um modo próprio de fazer seus cálculos, no qual a maioria utiliza como base a taxa Ptax – um cálculo do BC que faz referência à média das taxas praticadas pelas principais instituições de câmbio do país.

Depois, as instituições costumam adicionar o spread, uma taxa extra de cerca de 4%, o que faz o dólar ficar similar ao cobrado do dólar turismo.

Caso a compra seja de outra moeda, os bancos convertem do real ao dólar e do dólar para moeda escolhida, resultando em duas taxas e dois spreads cobrados.

Fonte: http://www.amagiadomundodosnegocios.com