Parceiros


Famper

HISTÓRIA

A Faculdade de Ampére – FAMPER nasceu da vontade popular que, em abril de 2001, através de encontro realizado no Parque Santa Terezinha, que contou com mais de 100 líderes municipais, convidados para planejar e sugerir ações ao Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esporte, gestão 2001-2004, para o Município de Ampére/PR.
Entre as sugestões discutidas e apresentadas, estava a necessidade de instalação do Ensino Superior no Município.
Partindo para a ação, no início de 2002, um grupo de lideranças coordenado pelo Prefeito Roberto Detoni, visitaram a Faculdade de Palmas/PR - FACIPAL com intuito de trazer para Ampére uma extensão daquela Faculdade. A equipe foi recebida pelo Bispo Diocesano Dom Agostinho Jose Sartori, e, do Palácio Episcopal dirigiram-se ate a sede da FACIPAL onde a Diretoria e Conselho do Centro Pastoral, Educacional e Assistencial Dom Carlos – CPEA explanou o Projeto de Expansão daquela Faculdade, concluindo de que não seria possível antes de 2010 ou 2012 atender Ampére.
Retornando pensou-se em nova alternativa uma vez que o projeto da FACIPAL estava muito aquém do pretendido por Ampére.
Em maio de 2002, aconteceu a primeira reunião no Departamento Municipal de Educação, Cultura e Esporte, quando várias lideranças presentes discutiram a possibilidade de formação de uma associação de investidores interessados na implantação do Ensino Superior em Ampére.
A coordenação do projeto foi atribuída a Diretora do Departamento de Educação, Cultura e Esporte do Município de Ampére, Prof.ª. Terezinha dos Santos Reichert.
Vários encontros foram realizados, pesquisas locais e regionais detectaram interesses e necessidades. Cidadãos de Ampére e de outros municípios passaram a investir, tornando-se acionistas e participes deste sonho. 
Em dezembro de 2003, e abril de 2004 a Faculdade de Ampére - FAMPER recebeu as comissões do MEC para verificação e avaliação in loco dos primeiros cursos de graduação: Administração com ênfase em Agronegócios, Pedagogia e Letras com habilitação em Português/Espanhol. Todos Bacharelados.
O então Ministro de Estado da Educação Fernando Haddad, na data de 24 de agosto de 2005 assinou a Portaria de Nº2287-2005 credenciando a mais nova Faculdade do Sudoeste do Paraná, a Faculdade de Ampére - FAMPER e as Portarias de autorização dos Cursos de Administração – Portaria MEC nº. 2888-2005; Pedagogia – Portaria MEC nº. 2889-2005 e Letras – Habilitação em Português e Espanhol – Portaria MEC nº. 2890-2005. O Instituto Superior de Educação – ISEAMPER foi criado através do Regimento da Faculdade.
A FAMPER, a partir do seu primeiro vestibular, iniciou sua participação efetiva com a comunidade, através do vestibular solidário. Em cada vestibular arrecada alimentos que são distribuídos às APAEs, não só de Ampére, mas também dos Municípios origem de seus calouros, ou para a ASSAMARA – Associação dos catadores de lixo reciclável de Ampére e/ou para famílias carentes.
Em 2006, com o início do primeiro Curso de Licenciatura, foi instalado, por regimento, o Instituto Superior de Educação de Ampére – ISEAMPER para organizar e administrar os cursos destinados à formação de professores, que são os cursos de Licenciatura. O primeiro projeto institucionalizado foi o do Curso de Pedagogia, que sofreu alteração curricular, com a extinção, através do MEC, dos Cursos de Bacharelado em Pedagogia. A partir do 2º semestre de 2006, foi iniciado o Curso de Licenciatura em Pedagogia da FAMPER, com a adaptação de seus primeiros alunos, matriculados em 2005 e 2006/I e dos novos alunos, que iniciaram seus estudos.
Em seguida, foi autorizado o Curso de Bacharel em Serviço Social, pelo Despacho MEC nº 865/2007, de 17/09/2007. A primeira turma foi constituída em fevereiro de 2008. O Curso de Licenciatura em Artes foi autorizado pela Portaria MEC nº 950/2008, com publicação no Diário Oficial da União em 25/11/2008 e as duas primeiras turmas iniciaram no 1º semestre de 2009.
O próximo curso autorizado foi o Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol e suas respectivas Literaturas pelo Parecer CNE nº 374/2009, publicado em 24/12/2009. O Curso de Licenciatura em Matemática recebeu autorização pela Portaria MEC nº 260/2011, de 14/07/2011. O Curso de Bacharel em Engenharia de Produção, foi autorizado pela Portaria MEC nº 581/2011 de 21/03/2011. Ambos tiveram início no segundo semestre de 2011.
Ainda em 2011 foi reconhecido o Curso de Bacharel em Administração, através da Portaria 461/2011 de 18/02/2011. O Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol, foi reconhecido através da Portaria 358/2011 de 19/08/2011, com conceito 4. Em 2012 foi reconhecido o Curso de Licenciatura em Pedagogia, através da Portaria nº 24/2012. Em junho de 2012 a FAMPER recebeu o reconhecimento do Curso de Licenciatura em Artes, pela Portaria 274/2012, com conceito 4. A Portaria de reconhecimento do Curso de Bacharel em Serviço Social veio em 2013, através da Portaria nº 541/2013. Em 29 de outubro de 2015 a FAMPER recebeu a Portaria nº 816, que autorizou a oferta do Curso de Bacharel em Ciências Contábeis. A primeira turma do curso iniciou seus estudos em fevereiro de 2016. Pela Portaria nº 213 de 23/06/2016 foi autorizado o Curso de Licenciatura em Letras - Português e Inglês e do Curso de Licenciatura em História que passaram a ser ofertados a partir de 06 de fevereiro de 2017. A renovação do reconhecimento do Curso de Licenciatura em Pedagogia, através da Portaria nº 1092 de 24/12/2015, foi publicada no DOU de 20/12/2015. O Curso de Licenciatura em Matemática recebeu seu reconhecimento através da Portaria nº 1034 de 23/12/2015, publicada no DOU de 24/12/2015, com conceito 4.
Semestralmente a FAMPER é abrilhantada pelas formaturas de seus alunos. A primeira Colação de Grau Solene e Pública foi realizada em 13 de outubro de 2009, ocasião em que colaram grau os alunos das primeiras turmas formadas dos Cursos de Bacharel em Administração e Letras Português e Espanhol e o de Licenciatura em Pedagogia. Em 09 de dezembro de 2011 as primeiras turmas dos Cursos de Artes e de Serviço Social tiveram a sua primeira colação de grau. Em outubro de 2015 aconteceu a Colação de Grau dos primeiros formandos do Curso de Licenciatura em Matemática. Em fevereiro de 2017 foi a vez da Colação de Grau dos primeiros formandos do Curso de Bacharel em Engenharia de Produção.
Inúmeros eventos acadêmicos acontecem no decorrer de cada semestre letivo. Entre eles citamos: Aula Magna organizada por cada curso no início de ano, Palestras, Visitas Técnicas e de Conhecimento, Gincana Cultural, Exposição e Feiras, Café Filosófico, Sopa de Letras, Semana Literária, Works Shopping, Cursos de Extensão, nos mais variados temas e necessidades, Implantação e Aplicação da Educação Empreendedora, Desafio SEBRAE, entre outros.
Anualmente, no primeiro semestre letivo, a FAMPER realiza as Semanas Acadêmicas de seus cursos. No segundo semestre letivo, a cada dois anos, é realizada a SEMAFAM – Semana Acadêmica da FAMPER e a cada dois anos o Congresso de Educação, sempre no segundo semestre letivo. São eventos em que as coordenações, professores e acadêmicos organizam programações diversas, reforçando e ampliando o conhecimento adquirido em sala de aula, além de momentos culturais e recreativos. As Semanas Acadêmicas são abertas e disponibilizadas para a participação da sociedade em geral.
Em se tratando de ações do Departamento de Extensão, a FAMPER conta com inúmeros e diversificados Projetos e Ações que são realizadas dentro e fora de sua sede, envolvendo além de seus acadêmicos e professores, a sociedade e escolas local e regional.
Um dos objetivos da FAMPER é o de participar ativamente junto às comunidades, por meio de projetos de extensão, pesquisa e responsabilidade social, colaborando desta forma para o desenvolvimento, cada vez maior, dos diversos setores do município de Ampére e da região, especialmente dos municípios de origem de seus acadêmicos. 
 

Profa. Terezinha dos Santos Reichert
Diretora Geral da FAMPER

Fonte: http://www.famper.com.br/historia



RÁDIO AMPÉRE AM

A Rádio Ampére Am nasceu em 1979 e está situada na cidade de Ampére, no Sudoeste do Paraná. Nessa trajetória de mais de 30 anos de comunicação a emissora passou por transformações para levar qualidade aos ouvintes e proporcionar resultados para anunciantes. Contamos hoje com uma estrutura modelo na região e equipamentos modernos, agora transmitindo com 5 mil Watts de potência. Tudo isso associado ao compromisso de uma equipe preocupada sempre em levar a melhor programação. A prestação de serviço é nossa característica marcante.

São mais de 20 municípios, além de internautas no mundo todo, que ouvem uma programação diferenciada, que mescla entretenimento e o jornalismo dinâmico, tornando-se referência em rádio na região. 


 

Missão Rádio Ampére AM

Prestar serviços à comunidade de Ampére e região através de uma programação voltada à informação e o entretenimento, visando contribuir com o desenvolvimento local e regional.

 

Visão Rádio Ampére AM

Ser uma emissora referencia com foco no entretenimento e conteúdo local e regional, contribuindo com a qualidade de vida das pessoas.

 

Valores

- Primar pela valorização humana; 
- Excelência no atendimento e seriedade na prestação de serviços - aos clientes, anunciantes e ouvintes; 
- Postura ética na relação comercial;
- Responsabilidade social, cultural e ambiental; 
- Compromisso com o desenvolvimento da comunidade local e regional; 
- Realizar uma comunicação clara e transparente; 
- Desenvolver atividades com tecnologia de ponta;

 

Abrangência da Rádio Ampére.

 

Ampére (sede)
Barracão
Bela Vista da Caroba
Boa Esperança do Iguaçu
Bom Jesus do Sul
Capanema
Cruzeiro do Iguaçu
Dois Vizinhos
Enéas Marques

Flor da Serra do Sul
Francisco Beltrão
Manfrinópolis
Marmeleiro
Nova Esperança do Sudoeste
Nova Prata do Iguaçu
Pérola D'Oeste
Pinhal de São Bento
Planalto

Pranchita
Realeza
Renascença
Salgado Filho
Salto do Lontra
Santa Izabel D'Oeste
Santo Antonio do Sudoeste
São Jorge D'Oeste
Verê

Fonte:http://www.radioampere.com.br/2013/sobre-nos 


http://www.radioampere.com.br/2013/#

INTERATIVA FM

A Interativa Fm surgiu com o objetivo de apresentar uma proposta inovadora no rádio regional. Com dinamismo e diversão temos a missão de ser a melhor companhia diária para nossos ouvintes, com uma programação atual e de sucesso, com a proposta de interagir a todo o momento com nosso público.
Temos hoje uma estrutura moderna, com equipamentos de alta tecnologia e profissionais preparados para levar a melhor programação da FM para o Sudoeste paranaense e atender às necessidades de nossos anunciantes.


http://radiofminterativa.com.br/home